Consultoria de Sono Infantil

Como ensinar o bebê a dormir sozinho no berço?

como ensinar o bebê a dormir sozinho no berço

Dificilmente conseguimos ensinar o bebê a dormir sozinho no berço nos primeiros dias de vida. O bebê nasce e sabemos que ele precisa muito de colo, especialmente nos primeiros 3 meses.

recém-nascido

Essa fase também é conhecida como exterogestação.

A criança está se adaptando ao ambiente fora do útero da mãe.

Mas, com o passar dos meses, a criança vai ficando mais pesada, a mãe tem suas atividades do dia a dia e não consegue mais oferecer tanto tempo de colo. A partir desse momento, ensinar o bebê a dormir sozinho no berço passa a ser prioridade para muitas famílias.

Não são todas as crianças que nascem com dificuldade de sono, ou que apresentam essa dificuldade com o passar dos meses.

Pelas estatísticas, 35% dos bebês nascem sem saber dormir, mas isso não quer dizer que precisa ser assim. Dormir é uma habilidade que se aprende, e praticamente todas as dificuldades de sono das crianças são comportamentais, ou seja, podem ser resolvidas quando cuidamos do ambiente, da rotina, dos estímulos e principalmente da forma como a criança adormece.

Entretanto, algumas famílias querem ensinar o bebê a dormir sozinho independentemente da qualidade de sono dessa criança.

Então nesse post, queremos te dar dicas incríveis para que você entenda melhor o processo de aprendizagem de sono da criança.

ensinar o bebê a dormir sozinho

3 Passos para ensinar o bebê a dormir sozinho

  • Cuide da rotina do dia.

Uma criança que não tem um dia estruturado, dificilmente vai aprender a dormir sozinha de forma tranquila. E por que isso acontece?

Porque ela não pode estar exausta ou ter pulado os cochilos do dia porque essa exaustão traz muita irritação. É um mito pular o sono do dia para melhorar o sono noturno. Na verdade, a criança nervosa e chorona vai demorar mais tempo para relaxar e certamente precisará mais de colo.

Ela também não pode estar totalmente sem sono, ter dormido demais de dia. Porque irá lutar muito para adormecer e precisará de muito colo e ajuda para entrar no sono.

Então a primeira coisa é cuidar dos cochilos (quantidade de cochilos e duração) e também dos estímulos que a criança recebe durante o dia.

Ela precisar estar cansada e preparada para dormir, mas no ponto certo.

  • Cuide do ambiente, especialmente no fim do dia

Para ensinar o bebê a dormir sozinho, o fim do dia dele precisa ser muito calmo e organizado. A criança não pode estar ansiosa, nervosa ou chorando.

Pelo menos 2 horas antes do bebê dormir, tente diminuir o ritmo das atividades em casa: iluminação, elimine as telas (se houver) e diminua também os barulhos.

Depois que o dia termina, a criança começa a se preparar para dormir.

Seu corpo libera hormônio de sono, e quanto mais calma ela estiver, mais preparada para ir para o berço acordada ela estará.

  • Tenha rituais de sono relaxantes

Nós já falamos aqui no blog sobre o quanto um ritual de sono pode ajudar no sono. Porém, se seu objetivo é ensinar o bebê a dormir sozinho, esse ritual passa a ser ainda mais importante.

Se preferir, assista à esse vídeo onde também falamos sobre o ritual de sono.

A criança aprende através da repetição, que está chegando a hora de dormir, e, se seu dia estiver estruturado, o ritual de sono vai ajudar muito no relaxamento desse bebê.

Por isso, é primordial que os pais façam esse ritual todos os dias da mesma forma.

Assim o bebê não ficará ansioso, porque ele aprende a sequência das atividades que acontecem antes do sono.

Depois de toda essa avaliação da rotina, dos estímulos, do ambiente e da organização do ritual, é hora de começar a colocar seu bebê no berço sonolento.

Pode parecer bastante difícil nos primeiros dias, e se ele chorar, ofereça o colo novamente.

A principal dica aqui, é ser muito persistente. Com o passar dos dias, a resistência do bebê vai diminuindo, e ele aprende sim a dormir sozinho no seu bercinho.

É importante ressaltar que você não precisa deixar seu filho chorar para que ele aprenda a dormir. É um processo, onde aos poucos a criança desenvolve a habilidade de entrar, e principalmente de manter o sono.

Quer saber como?

Entre em contato com a gente! Temos diversos tipos de atendimento e certamente um deles será adequado para a sua necessidade!

 

Está gostando do conteúdo! Compartilhe!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Post Recentes

Enviar via WhatsApp