Consultoria de Sono Infantil

O Xixi na Cama – Quais são as causas da Enurese Noturna?

Esta semana escrevemos sobre como a atitude dos pais pode influenciar o comportamento das crianças que fazem xixi na cama. A estatística é grande: 15% das crianças até 5 anos de idade sofrem com este problema!

No post de hoje, queremos falar das causas da enurese noturna. Um problema que incomoda bastante os pais e frustra os filhos. O sono de toda família pode ficar bastante prejudicado quando temos esta situação em casa. Afinal a criança acorda, fica incomodada, chora e precisa de um atendimento pronto dos pais para continuar a dormir.

Nossas informações foram todas tiradas de um dos livros preferidos da nossa consultora de sono infantil aqui da Maternity Coach. O livro é o Bom Sono, do Dr Richard Ferber (um dos médicos mais respeitados do mundo quando o assunto é bebê e criança).

Hereditariedade – Esta é a principal causa da enurese noturna. A estatística é de 15% das crianças no geral.

Este número vai para 50% quando um dos pais sofria com este desconforto. E 75% quando pai e mãe faziam xixi na cama quando crianças.

Falta de amadurecimento e pequena capacidade da bexiga – segundo Richard Ferber, a bexiga cresce bastante entre 2 e 4 anos e meio. Portanto, é a partir desta idade (4 anos) que a criança consegue segurar o xixi a noite toda com tranquilidade. Além disso, quando a criança é muito nova, ela não tem consciência da sua necessidade de urinar. Por isso a necessidade da fralda e a paciência no desfralde do bebê.

Sono profundo – estudos mostram que a criança não faz xixi quando está sonhando. Ou seja, ela não faz xixi no sono leve. Alguns pais também relatam que os filhos que sofrem com enurese noturna têm o sono bastante pesado. É difícil despertar estas crianças.

Questões médicas – que são diagnosticadas através de exames. Apesar de que na maioria das vezes o ato de fazer xixi na cama é considerado como algo funcional.

Questões psicológicas – pouco comuns porque normalmente o fato de fazer xixi na cama é o que causa o problema psicológico. Portanto, ele pode ser mais frequente em crianças com transtornos emocionais.

Experiências da primeira infância – momentos de stress. Como a criança ser castigada quando estiver aprendendo o que fazer quando tirar as fraldas, podem desencadear a enurese noturna.

Enfim, como tudo na maternidade, devemos encarar os problemas comportamentais com bastante paciência e carinho. Ao mesmo tempo devem ser repassados ao pediatra para que o tratamento correto aconteça.

Além da enurese noturna, muitos outros comportamentos podem afetar o sono do seu bebê. Se o seu bebê só dorme embalado, mamando ou acorda muitas vezes à noite, consulte nossas especialistas em sono infantil. Veja como podemos ajudar sua família! Escreva para a gente no contato@consultoriadesonoinfantil.com.br!

 

 

 

Está gostando do conteúdo! Compartilhe!

Categorias

Post Recentes

Enviar via WhatsApp