Por isso resolvemos fazer este post hoje.
Primeiramente quero lembrar aquele assunto muito “batido”, mas que é extremamente necessário quando falamos do sono das crianças: a rotina.
Mas afinal o que é rotina? Será que é simples seguir uma agenda com um bebê tão pequeno?
Você não precisa ser rígida, mas deve ser consistente, regular. Essa regularidade vai te ajudar inclusive a atender seu filho da forma correta. Uma variação de meia hora para mais, meia hora para menos na rotina como um todo pode acontecer e está tudo bem.
O dia do bebê precisa ser estruturado de forma que ele tenha horários aproximados para cochilos, alimentação e higiene para aplicar uma das técnicas de sono. Para iniciar e terminar o dia também é importante manter essa consistência. Porque dessa forma o relógio biológico do seu filho ficará regulado.
Um bom exemplo: se ele começar a chorar perto da hora de comer, você sabe que provavelmente ele estará com fome. De dormir a mesma coisa.
Usar uma das técnicas de sono deixa mais fácil entender o protesto, o choro do bebê.
Outro ponto muito importante é o ritual de sono.
O bebê deve saber que aquela é a hora de dormir.
Esse ritual pode começar depois do jantar. Um banho relaxante, uma massagem, a diminuição das luzes da casa, uma história ou uma música calma é o primeiro passo de uma noite tranquila. É importante que independentemente de quem coloque o bebê para dormir, esse ritual seja da mesma forma.
Não saber o que vai acontecer causa inquietação e insegurança nas crianças. Em consequência, elas não querem dormir porque não entendem o sono como um hábito que deve ser respeitado.
Isso faz parte do ser humano. Não temos o hábito de tomar banho todos os dias, quase sempre no mesmo horário? Com o sono funciona da mesma forma.
Os hábitos que podem prejudicar o sono, mesmo seu usar as técnicas de sono
Ninar o bebê pode ser muito gostoso nos primeiros meses de vida. Mas com o passar do tempo, muitas mães não aguentam o peso da criança. Aliado também ao cansaço no fim do dia e o hábito de dormir sem esta “intervenção”, será bem difícil de ser alterado mais tarde.
A criança pode precisar desse embalo por anos.
Um outro hábito muito comum é deixar o bebê dormir mamando.
Pode ser ótimo no começo da noite, mas seu filho pode precisar mamar diversas vezes na madrugada apenas para ligar os ciclos de sono, e não porque está com fome.
Lembramos que se a criança dorme no colo ou mamando, e depois consegue ligar os ciclos, não há nenhum problema em continuar dessa forma, a não ser que os pais queiram alterar estes hábitos.
Nós falamos aqui da questão do comportamento de sono do bebê, mas existem outras características do sono (fisiológicas e neurológicas) que podem também mexer com o sono da criança.
Se você tem rotina, se seu filho dorme sozinho e mesmo assim não tem qualidade de sono, leia esse artigo onde falamos de outras questões que você pode analisar para entender melhor a dificuldade de sono do seu filho.
E como fazer o bebê dormir?
O ideal é que o bebê durma sozinho e em seu berço. Sabendo disso, muitas famílias procuram entender as técnicas de aprendizagem de sono para analisar o que mais funcionaria nas suas casas, qual a mais adequada à sua dinâmica familiar.
Parece utopia em muitos casos, onde a criança chega a acordar de 4 a 10 vezes de madrugada. Mas sim, é possível melhorar a qualidade de sono do seu bebê e consequentemente da sua família. E existem algumas técnicas para ajudar na realização deste milagre.
Existem várias técnicas de aprendizagem, algumas muito conhecidas, para ensinar uma criança a dormir:
A primeira que vamos falar aqui é o choro controlado.
A técnica consiste basicamente em deixar a criança chorar um pouco no berço, antes de correr para o lado do bebê logo no primeiro grito.
Este tempo pode começar com um minuto e esse intervalo de tempo de espera para atender o bebê deve aumentar gradativamente. A espera será aumentada tanto no mesmo dia como também com o passar dos dias, conforme vocês vão avançando com o processo.
Estes intervalos maiores permitirão que a criança se autorregule e pare de chorar sem a intervenção dos pais.
Quando os pais entram no quarto, é preciso evitar pegar o bebê. Quem atende a criança pode falar algumas palavras de conforto, como por exemplo, “está tudo bem, é hora de dormir” e deve sair de novo depois de alguns segundos. Esse tempo de conforto dentro do quarto também é controlado, mesmo que a criança ainda esteja chorando o cuidador deve sair.
Nossa Opinião: particularmente não gostamos e não utilizamos esta técnica. Priorizamos as técnicas gentis, onde a criança é atendida sempre, da forma correta.
Apesar de garantirem resultados rápidos, não são muitas famílias que permitem. E, principalmente, suportam, que o bebê fique chorando sozinho no quarto.
Outra técnica muito popular é a do acampamento ou afastamento. Também conhecida como método da cadeira.
Um dos pais fica dentro do quarto, sentado, sem falar nada e sem fazer nenhuma intervenção até que o bebê adormeça sozinho, tranquilo apenas por sentir a presença de alguém no quarto.
Dia a dia o cuidador deverá afastar a cadeira cada vez mais do berço, para finalmente chegar do lado de fora do quarto. Nesse momento é esperado que a criança durma sozinha.
Nesta técnica é esperado evitar o quanto for possível o contato físico com o bebê. Se precisar intervir, os pais devem priorizar a voz, falar com o bebê, ao invés de contato físico.
Nossa Opinião: essa técnica pode funcionar para algumas crianças, porém não para todas. Algumas vezes percebemos que o bebê pode chorar muito. E isso acontece por sentir a presença de alguém no quarto que não está fazendo nada para ajudá-lo a entrar no sono.
A terceira técnica também muito conhecida é a da Encantadora de Bebês. É chamada também de método do colinho.
A autora sugere uma rotina fixa durante o dia e sonecas de 90 a 120 minutos. Quando o bebê vai para o berço de noite, os pais devem pegar no colo para acalmar tantas quantas vezes forem necessárias, até que o bebê finalmente se convença de ficar no berço sem chorar, até dormir.
Nossa Opinião: existem muitas considerações interessantes nos livros da autora, que podem ser aproveitadas de forma muito eficiente. Porém, encontramos mães frustradas por não conseguirem seguir à risca a rotina diária, ou por não conseguirem sonecas longas (falamos aqui sobre o tempo de soneca), o que vai impossibilitar o sucesso do método.
Além disso, alguns bebês ficam muito estimulados se forem tirados do berço tantas vezes. Isso sem falar no cansaço da pessoa que está aplicando a técnica. Porque pode exigir um grande esforço físico, especialmente para cuidadores de bebês mais resistentes. Eles vão demorar mais para aceitar sair dos braços para adormecer no berço.
Só o meu filho tem dificuldade com o sono?
Recebemos diariamente esse questionamento, mas saiba que você não está sozinha!
Estudos mostram que 4 em cada 10 crianças apresentam algum problema com o sono. Essa dificuldade pode ser no sono da noite, do dia, ou ainda nos dois.
Dormir é uma habilidade que se aprende. Certamente seu filho é capaz de aprender a dormir. E principalmente ligar os ciclos de sono, sem ajuda.
E o método que usamos aqui na nossa consultoria?
Nosso método consiste em quebrar as associações que impedem a criança de dormir, aos poucos. Dessa forma evitamos o choro e respeitamos a criança.
Por meio de um questionário, analisamos a criança, o perfil da família e adaptamos o nosso método para cada família. Assim sempre indicamos uma rotina que é adequada para a idade daquela criança.
Depois de mais de 6 anos trabalhando com milhares de famílias, conseguimos chegar em um método flexível o suficiente para adaptarmos à necessidade de cada criança. Porém com uma base sólida para nos guiarmos nesse desafio de ensinar o bebê a dormir.
Além disso não é necessário desmamar o bebê, a não ser que você queira, nem deixar chorar até dormir de exaustão.
E funciona! Aqui você pode ver diversos depoimentos de famílias que foram transformadas depois que aplicaram o nosso método de aprendizagem. E para nós é gratificante saber que pudemos fazer a diferença na casa dessas famílias, sabemos que estamos no caminho certo.
E o que mais influencia na qualidade do sono?
Além das técnicas, vale lembrar que, mesmo para uma criança que sabe dormir, grandes mudanças na rotina podem causar transtornos.
A entrada na escola, a chegada de um irmão, mudar de casa, uma nova babá, o bebê ficar doente ou mesmo uma viagem de férias, pode impactar no sono. Isso sem contar picos de crescimento, os saltos de desenvolvimento e as regressões de sono que fazem parte do desenvolvimento da criança.
Algumas crianças são extremamente sensíveis em comparação com as outras. Portanto, podem sim ter alterações no padrão de sono e também na alimentação, quando essas mudanças acontecem.
Além disso, mudar um hábito também leva tempo. Se o seu bebê não está acostumado a dormir sozinho, será necessária extrema paciência para que ele entenda os novos hábitos.
Geralmente de uma semana até 10 dias. Desde que você mantenha a regularidade diariamente ao colocar o seu filho para dormir.
Apesar disso, garantimos que o esforço valerá a pena. Não só para o descanso de toda família, mas, principalmente, pelo bom desenvolvimento do bebê!
E como podemos te ajudar?
Pensando em realmente ajudar a vida das famílias, nós liberamos a nossa Jornada do Sono do Bebê. São uma série de vídeos gratuitos que vão te guiar para descobrir os motivos que podem estar fazendo com que seu filho durma mal. E consequentemente também a começar um processo de aprendizagem de sono!
Precisa de ajuda para entender melhor o sono do seu filho? Nós temos diversos atendimentos, um deles certamente poderá atender a sua necessidade.
Conheça nossos planos e faça parte desse grupo de milhares de famílias que contaram com a nossa ajuda para transformar a maternidade em algo mais leve.
Você não precisa deixar seu filho chorar até dormir de exaustão, nem passar por um processo de desmame para que ele aprenda a dormir. Aqui trabalhamos com métodos gentis, onde o perfil da família e a personalidade do bebê são respeitados.
Não sofra mais, dê o primeiro passo! Se inscreva na nossa jornada, visite nossas redes sociais e entenda como resolver de uma vez por todas as dificuldades de sono do seu bebê!
Uma resposta