Isso soa familiar? Ouvimos muitas famílias frustradas porque o bebê dormia a noite toda e de repente passa a acordar diversas vezes.
Parece que vira uma chave.
Como isso é possível?
Existem algumas coisas que mexem muito com o sono das crianças, e quero deixar uma reflexão aqui para que você possa entender melhor as alterações de comportamento que aconteceram na sua casa:
- Fase de transição de soneca. O bebê cresce e aumenta a capacidade de ficar acordado. Nós devemos acompanhar esse crescimento e diminuir o sono do dia. Geralmente estas transições acontecem aos 4, entre 6 a 7 meses e depois entre 13 e 18 meses.
- Picos de crescimento. Se seu bebê engordou ou cresceu mais do que “normal”, ele pode estar em um pico de crescimento. Durante os picos, a criança pode sentir mais fome, e acordar mais vezes de madrugada para mamar. Temos aqui no blog quando acontecem os principais picos.
- Saltos de desenvolvimento. A criança adquire novas habilidades cognitivas ou motoras e para processar esse aprendizado, seu cérebro trabalha a todo vapor. Resultado: um sono mais agitado. Além disso a criança pode acordar mais vezes porque sente vontade de praticar a nova habilidade.
- Regressões de sono. Períodos em que o sono da criança fica realmente difícil. As regressões acontecem principalmente aos 4, 8, 12, 18 e 24 meses de vida. Geralmente as mais difíceis são as do 4º e 8º mês, onde muitas vezes é necessário fazer um processo de aprendizagem para melhorar o padrão de sono da criança.
Desconfortos.
Se seu filho tem refluxo, gases, cólica, está com febre, nariz entupido ou qualquer outro incômodo o sono pode piorar, principalmente naquele momento em que fica mais leve – após 4h da manhã.
- Seu filho não sabe dormir. Muitas vezes a criança é ninada ou mama até adormecer (mamadeira ou seio materno) e dorme a noite toda. Um dia isso muda e ela passa a acordar muito e precisar mamar ou ir para o colo a noite toda, apenas para manter o sono. Nesse caso, o processo de aprendizagem pode ser uma salvação.
Enfim, o sono pode mudar por diversos motivos, e mais de 90% das vezes, essa mudança se deve a um fator comportamental (saber dormir, associações de sono ou ajustes de rotina que precisam ser feitos).
E como podemos ajudar?
Se o seu filho dormia bem e passou a picar a noite toda, escreva para a gente no contato@consultoriadesonoinfantil.com.br e avaliaremos sua situação com todo carinho, para ter certeza que conseguiríamos te ajudar.
Todos os nossos processos de aprendizagem são feitos com carinho. Aqui ninguém vai deixar o bebê no berço chorando sem ser atendido.
Trabalhamos com persistência e orientação de qualidade.
Conte com a gente, escreva seu problema, e nós estaremos junto com você nessa jornada para ensinar seu bebê a dormir!