fbpx

Apneia do Sono em Crianças: 8 sintomas e o que você precisa saber

Apneia do sono em crianças

A apneia do sono é um distúrbio respiratório que pode afetar crianças e adultos de todas as idades. Ela é caracterizada por pausas na respiração que duram pelo menos 10 segundos e podem ocorrer várias vezes durante a noite.

A qualidade do sono fica prejudicada, já que podemos despertar várias vezes durante a noite para respirar. Durante o sono, o cérebro consolida novos aprendizados e memórias. No caso das crianças, que precisam não só de quantidade, mas principalmente de qualidade de sono, a apneia pode prejudicar bastante a consolidação desses novos aprendizados.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia, cerca de 10% das crianças roncam, mas apenas de 1 a 3% dessas que roncam têm apneia obstrutiva do sono (AOS).

 

Alguns sintomas da apneia do sono em crianças:

    • Ronco, que pode ou não ser alto;
    • Pausas na respiração;
    • Respiração barulhenta;
    • Dificuldade de respirar pelo nariz, então a respiração é pela boca;
    • Agitação durante o sono. A criança pode se mexer bastante procurando a melhor posição que favoreça a respiração;
    • Sonolência diurna;
    • Dificuldade de concentração e aprendizagem;
    • Vários despertares durante o sono.
    •  

    Existem alguns fatores que podem contribuir e causar a apneia do sono. Entre eles:

      • Adenoides e/ou amígdalas grandes. Esse é o mais comum em crianças, mas não significa que todas as crianças que têm adenoide ou amígdala grande terão apneia do sono;
      • Crianças que são obesas;
      • Algumas síndromes genéticas, como Síndrome de Down;
      • Se a criança tem paralisia cerebral, ela pode ter problema com o tônus muscular. Nesse caso a passagem de ar é bloqueada por conta dos músculos da garganta ficarem relaxados.

       

      As crianças com apneia obstrutiva do sono, por não dormirem bem, podem se sentir bem sonolentas durante o dia. Além disso, podem ter mais irritabilidade, falta de atenção e hiperatividade por conta do cansaço.

       

      Diagnóstico da apneia do sono em crianças:

      O diagnóstico da apneia obstrutiva do sono em crianças é feito por um médico, geralmente um pneumologista pediátrico. Você pode conversar com o pediatra do seu bebê que irá avaliar os sintomas e realizar um exame físico. Em muito casos o médico pode solicitar exames complementares, como a polissonografia, e encaminhar para o especialista.

      Apenas o médico pode diagnosticar, avaliar as causas e indicar o melhor tratamento. Pode inclusive combinar abordagens, de acordo com as causas da apneia. O tratamento pode envolver, por exemplo, perda de peso (caso haja sobrepeso da criança), tratamento de rinite alérgica (caso a congestão nasal seja por conta de alergias) ou até mesmo indicação cirúrgica. Em boa parte dos tratamentos é indicado o uso do CPAP (pressão positiva contínua nas vias aéreas). Esse aparelho bombeia o ar por meio de uma máscara que fica no nariz da criança, assim o fluxo de ar é constante, já que mantém as vias aéreas abertas.

      É importante que a criança continue um monitoramento com o médico depois de iniciar o tratamento. Assim o médico tem como verificar a melhora e realizar possíveis ajustes.

       

      O que os pais podem fazer:

      Se você suspeitar que seu bebê tem apneia do sono, é importante consultar um médico o mais rápido possível. O diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para evitar complicações. A apneia pode prejudicar a qualidade de vida, e com o tempo causar problemas como aumento da pressão arterial e até mesmo cardíacos.

        Com o tratamento adequado, a maioria das crianças se recupera completamente.

         

        Você está com dificuldades no sono do seu bebê? Eu sou a Daniela, sou especialista em sono infantil. Entre em contato que eu posso te ajudar. Tenho atendimentos pontuais e pacotes de consultoria. Me mande uma mensagem, vamos conversar e ver como melhorar as noites na sua casa.

        Está gostando do conteúdo! Compartilhe!

        Uma resposta

        Deixe um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

        Categorias

        Post Recentes

        Enviar via WhatsApp