fbpx

10 Dúvidas sobre o sono e rotina do bebê

sono e rotina

Recebo diversas perguntas das famílias. Coloco aqui algumas das dúvidas mais comuns sobre o sono e rotina do bebê.

1. Meu bebê só dorme no colo. O que fazer?

Bebês frequentemente associam o sono ao conforto dos braços dos pais, o que é natural. Para mudar esse hábito, comece criando uma rotina de sono relaxante. Isso vai ajudar o bebê a entender que é hora de dormir. Faça a transição para o berço de forma gradual. 

Quando o seu bebê estiver bem sonolento, quase dormindo, coloque no berço. Isso ajuda a criar uma associação positiva com o berço como um local de sono. Se ele chorar, tente acalmar no berço e se não der, pegue no colo e repita o processo. Paciência e persistência são fundamentais para que aos poucos a criança vá aceitando a dormir direto no berço. Isso pode levar mais ou menos tempo, depende de cada criança.

2. Meu recém-nascido está trocando o dia pela noite.

Isso pode acontecer porque o recém-nascido ainda não está com o ritmo circadiano regulado. Então a primeira coisa que devemos fazer é ensinar a a diferença entre dia e noite. Para ajudar a ajustar esse ritmo, exponha o bebê à luz natural durante o dia, com os barulhos normais do dia e mantenha o ambiente noturno calmo e escuro. Observar o seu bebê para que ele não passe do ponto e fique exausto, também faz diferença para o sono e rotina e ajuda a regular o relógio biológico.

3. Em qual posição o bebê deve dormir?

A posição mais segura para os bebês dormirem é de costas, para reduzir o risco de síndrome da morte súbita infantil (SMSI). Essa recomendação é apoiada por diversas organizações de saúde em todo o mundo, inclusive pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

4. Até que idade meu filho deve tirar sonecas?

A necessidade de sonecas varia conforme a criança cresce. Geralmente, as crianças deixam de tirar sonecas entre 3 e 5 anos de idade, não tem uma regra. Observar e respeitar o ritmo natural de sono e vigília da criança é fundamental. A partir dos 3 anos, enquanto a soneca não estiver atrapalhando o sono noturno, não tem problema em mantê-la, pelo contrário, só faz bem.

5. A partir de quantos meses o bebê pode começar a dormir no próprio quarto?

A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que os bebês durmam no mesmo quarto que os pais, mas em seu próprio berço ou em co-sleep, pelo menos até os 6 meses de idade. A recomendação da Academia Americana de Pediatria é a mesma, eles inclusive sugerem que isso se estenda até os 12 meses.

6. O que atrapalha o sono de uma criança?

Fatores como ambiente barulhento ou muito iluminado, falta de rotina de sono, uso de telas antes de dormir, estresse ou ansiedade podem interferir negativamente no sono das crianças. Além disso, durante os saltos de desenvolvimento, picos de crescimento, regressões de sono e com quaisquer problemas de saúde, a criança também pode ter mais despertares e dificuldade para dormir.

Por fim, crianças que só dormem com ajuda, como colo, mamar e balanço e despertam várias vezes precisando dessa mesma ajuda para voltar a dormir, também podem ter o seu sono comprometido.

7. O que é a insônia comportamental?

É a dificuldade para adormecer e manter o sono durante a noite. Não tem uma causa médica para acontecer, normalmente está mais relacionada à hábitos de sono inadequados. Como exemplos podemos citar excesso de estímulos antes de dormir, dormir muito ou pouco durante o dia (levando sempre em conta a necessidade de sono e idade da criança) e rotinas inconsistentes.

8. Como deve ser o sono e rotina de uma criança?

O sono da criança deve ser restaurador, permitindo que ela acorde sentindo-se descansada e alerta. A quantidade de sono necessária varia com a idade, mas é importante que o sono seja contínuo e profundo. A rotina deve ser consistente, para que a criança se sinta segura e saiba o que vai acontecer no seu dia. Isso dá mais tranquilidade para que o sono aconteça.

9. Como trabalhar o sono na educação infantil?

Incluir a educação sobre o sono nas atividades escolares pode ajudar as crianças a entenderem a importância do descanso. Isso pode ser feito através de atividades lúdicas, histórias e discussões sobre rotinas de sono saudáveis.

10. Qual o melhor horário para a criança dormir?

A criança é muito regulada pela luz do dia. Então ela costuma acordar quando amanhece e já sente sono ao anoitecer. Tentar conciliar com a rotina familiar é bom, mas nem sempre possível por conta das necessidades da criança, principalmente se a família tem por hábito dormir muito tarde. Eu sugiro um horário máximo de 21h para a criança já estar dormindo, mas muitas dormem entre 19h30 e 20h, o que é ótimo.

    Lidar com o sono das crianças pode ser desafiador. Entender as necessidades e os padrões de sono de seu filho pode ajudar a estabelecer hábitos saudáveis que beneficiarão toda a família. O que facilita para que o sono e rotina aconteçam de forma mais tranquila.

     

    Você está com dificuldades no sono do seu bebê? Eu sou a Daniela, sou especialista em sono infantil. Entre em contato que eu posso te ajudar. Tenho atendimentos pontuais e pacotes de consultoria. Me mande uma mensagem, vamos conversar e ver como melhorar as noites na sua casa.

    Está gostando do conteúdo! Compartilhe!

    Uma resposta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Categorias

    Post Recentes

    Enviar via WhatsApp