fbpx

Bebês sonham?

Bebês sonham

Os bebês, principalmente os recém-nascidos, dormem bastante. O que nos leva a questionar: bebês sonham? A resposta é sim! As crianças sonham desde o útero, e os sonhos são uma parte importante do desenvolvimento cerebral e emocional.

Quanto os bebês sonham?

Recém-nascidos passam cerca de 50% do tempo de sono na fase REM (movimento rápido dos olhos ou em inglês rapid eye moviment), quando os sonhos geralmente acontecem. O ciclo de sono dos bebês costuma variar entre 40-50 minutos.

Com o tempo, a quantidade de sono REM diminui. Entre 3 meses e 1 ano o sono vai mudando e o ciclo de sono dos bebês vai ficando mais parecido com o dos adultos. Isso normalmente se consolida aos 3 anos de idade. Nesse momento o sono REM passa a ser cerca de 20% do ciclo de sono.

Em qual fase do sono acontecem os sonhos?

O ciclo de sono é dividido em fases. Temos N1, N2, N3 e N4 , que é o sono Não REM  e o sono REM. Na fase N1 é quando estamos passando do estágio de vigília para o sono. N2 é uma fase de sono leve. N3 e N4 é a fase de sono profundo. E por fim vem a fase do sono REM, até que o ciclo reinicia novamente.

Os sonhos podem acontecer em todas as fases do sono, mas eles costumam ser mais vívidos no sono REM.

Com o que os bebês sonham?

É difícil saber exatamente com o que eles sonham, pois ainda não têm linguagem para expressar suas experiências oníricas. No entanto, acredita-se que os sonhos sejam baseados em suas experiências sensoriais, como o toque, o som e o sabor.

Alguns pesquisadores sugerem que seus sonhos podem ser diferentes dos adultos devido à sua falta de experiência e maturidade cognitiva. Outros argumentam que o sono REM nos bebês pode estar mais relacionado ao desenvolvimento do sistema nervoso.

Os sonhos são projeções do nosso subconsciente. São produtos da atividade cerebral do nosso sono. 

A capacidade exata dos bebês de sonhar e o conteúdo de seus sonhos continuam sendo tópicos de pesquisa e debate na comunidade científica.

Qual a importância dos sonhos?

  • Consolidar a memória: durante o sono, o cérebro processa as informações do dia e as armazena na memória. Os sonhos podem ajudar a fortalecer essas memórias.
  • Desenvolver a imaginação: os sonhos permitem que os bebês explorem diferentes mundos e possibilidades. Isso ajuda a desenvolver sua criatividade e imaginação.
  • Processar emoções: os sonhos podem ser uma forma de lidarmos com emoções difíceis, como medo, tristeza ou raiva.
  • Expressar desejos do subconsciente
  • Preparar para situações perigosas

Os bebês podem fazer caretas e barulhos enquanto estão dormindo. Isso não significa que sempre estão sonhando, podem apenas ser movimentos involuntários que ocorrem durante o sono REM, dos movimentos rápidos oculares. Esses movimentos podem ser:

  • Sorrisos
  • Choro
  • Balbucios
  • Respiração irregular

De toda forma é importante que os pais fiquem atentos para ver se são realmente movimentos involuntários ou algum incômodo como fome ou cólica.

O que fazer se a criança tiver um pesadelo?

Acredita-se que os pesadelos sejam mais comuns conforme a criança vai crescendo e a sua imaginação se desenvolvendo. A partir dos 2 anos de idade os medos começam e a criança pode acordar dizendo que teve um sonho ruim com monstros, fantasmas ou outra coisa que ela sinta medo.

Se a criança acordar chorando após um pesadelo, o mais importante é acalmá-la. Você pode: 

  • Pegar no colo
  • Falar baixinho
  • Cantar uma música
  • Acolhê-la enquanto ela conta o que sonhou.

 

Se os pesadelos forem frequentes, é importante conversar com o pediatra.

Você está com dificuldades no sono do seu bebê? Eu sou a Daniela, sou especialista em sono infantil. Entre em contato que eu posso te ajudar. Tenho atendimentos pontuais e pacotes de consultoria.

Me mande uma mensagem, vamos conversar e ver como melhorar as noites na sua casa.

Está gostando do conteúdo! Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Post Recentes

Enviar via WhatsApp